loading.

Loading

Marca: por que é importante?

7 de maio de 2019




Marca é muito mais do que uma logo ou a combinação de elementos gráficos – é a soma de tudo o que a empresa faz e apresenta ao mercado. Em outras palavras, ela é a ferramenta que identifica e diferencia um negócio. Essa definição mais ampla do que é marca pode soar um pouco desafiadora. Sim, são muitos os aspectos a serem considerados. Uma estratégia de branding pode ser de grande ajuda na construção de uma marca forte. Mas, afinal, por que a marca é importante e como tudo isso influencia o negócio? Confira em nosso artigo!

Reconhecimento de marca

Uma marca forte separa uma empresa dos concorrentes. A oferta de produtos e serviços em quase todos os segmentos é abundante. Para ser preferido pelo consumidor e criar uma vantagem diante da concorrência, a qualidade não é o único fator decisivo. Fortalecer a sua marca é a melhor maneira de destacar a empresa diante de inúmeros competidores e construir uma relação de lealdade com seus públicos.

Fortalecimento do negócio

Marcas devem ser, preferencialmente, construídas de dentro para fora. Um dos aspectos mais importantes do posicionamento de marca é a definição de seus valores essenciais. Isso permite maior identificação das pessoas com ela e, consequentemente, tende a melhorar seu posicionamento. Além disso, com uma marca forte, é possível cobrar um preço mais alto, aumentando a lucratividade do negócio.

Também devemos considerar que a força e a confiabilidade de uma marca ou empresa chamam a atenção do mercado independentemente do porte da organização. Um negócio com esses atributos é sempre mais atraente, inclusive para novos investidores e parceiros.

A experiência do cliente e os valores da marca

A marca engloba toda a experiência que o cliente tem com a empresa – desde sua identidade visual até os serviços de atendimento ao consumidor. Portanto, a estratégia de marca deve considerar todos os aspectos nos quais a organização será percebida pelo cliente. A partir de uma estratégia de branding, o seu público tem mais chances de se encantar com o seu negócio e de permanecer fidelizado.

Uma identidade visual marcante e um serviço de excelência são formas efetivas de fazer com que o cliente se lembre de seu negócio. E um cliente feliz tende a falar sobre algo que consumiu e gostou. Ter um negócio fortalecido e com clientes fidelizados é também reduzir os riscos e encarar os momentos de crise com menos impactos negativos.

Uma equipe mais engajada e motivada

Além de encantar clientes e atrair investidores, uma estratégia de marca também tem um papel importante para direcionar seus colaboradores e atrair profissionais. A maneira como a empresa age, se posiciona, vende e se relaciona no mercado também mostra, na prática, a personalidade da marca. Uma equipe bem alinhada e motivada com os valores da empresa contribui para a atração e a retenção de talentos.

Direcionamento de ações

A estratégia de marca deve ser o principal direcionador das ações de marketing e publicidade. Essas ações, por sua vez, fortalecem e melhoram o posicionamento do negócio. Afinal, o marketing deve ser pensado para trabalhar de forma alinhada e coerente com os valores da marca, aumentando a confiabilidade da organização.

Possibilidade de inovação

Algumas das marcas mais consumidas do mundo não existiam até pouco tempo atrás – pense em negócios como Uber ou AirBnb, por exemplo. Essas são empresas que perceberam a necessidade do consumidor e criaram, ou redefiniram completamente, seus nichos de mercado. Isso só foi possível porque essas marcas entenderam que é possível pensar – e, principalmente, agir – de modo diferente. A mudança é profunda e impacta na maneira com que um negócio se apresenta ao mercado e como a experiência do cliente é construída. São ações que mudam a nossa percepção e a vivência de mundo.

Gerir uma marca não é só ter coerência no tocante ao negócio. É também estimular desejos e criar novas experiências. Um dos grandes desafios, hoje, é engajar continuamente seus públicos de forma criativa e relevante. Além de oferecer um produto de qualidade, é essencial que toda a experiência do cliente seja positiva e que os valores de seu negócio sejam claros. Assim, é possível atrair novos clientes e fidelizar os atuais.

Quer ter uma marca forte, mas não sabe por onde começar? Aqui na Trina somos especialistas nisso e podemos oferecer estratégias para o fortalecimento da sua organização. Entre em contato conosco!