loading.

Loading

Branding, marketing ou publicidade?

22 de janeiro de 2019




Saiba de qual serviço seu negócio realmente precisa.

Mas como saber se a sua empresa necessita de um serviço de branding, publicidade ou marketing?  É preciso saber do que realmente se tratam esses conceitos.

Por isso, resolvemos explicar um pouco de cada um e mostrar que, no fundo, não é tão complicado assim.

Você realmente sabe o que é uma marca?

A marca é o que passa na cabeça das pessoas quando elas ouvem o nome da sua empresa.

Ela faz parte da inteligência do seu negócio e deve expressar a forma como a sua organização pretende ser reconhecida e lembrada. Para isso é preciso fortalecê-la. Isso mesmo. Uma marca, quando bem trabalhada, além de influenciar comportamentos e conectar pessoas, promove vendas, ganho de competitividade e gera a fidelidade do consumidor.

Por exemplo, quanto você acha que vale uma marca como a BMW? Muito, não é? Estamos falando de uma marca que tem um valor simbólico que atribui aos seus produtos características intangíveis como sentimentos e ideias. Características que sobrevalorizam o produto, orientam o comportamento do consumidor e diferenciam a marca do concorrente.

A pergunta é: como alcançar essa diferenciação? Como gerar identificação com seu consumidor? Para isso é importante conhecer as estratégias de comunicação existentes e entender como cada uma pode te ajudar. 

Como ativar sua marca para o cliente certo?

O marketing é um dos responsáveis por ativar comercialmente o posicionamento do seu negócio. Ele trata de seus objetivos comerciais.

Ele busca gerar atração entre o seu negócio e seu cliente. No marketing, existem vários caminhos e possibilidades.

Dentre eles, os mais comuns são a promoção de eventos, patrocínios, campanhas integradas e, é claro, o marketing digital. E, acredite ou não, a vertente digital do marketing antecede a popularização da internet. Ele existe desde a década de 80, quando foi criado o primeiro software de gestão de dados digital da nossa história.

O cenário de hoje conhecemos bem: sites, blogs, redes sociais, vídeos do Youtube, aplicativos, e-mails e praticamente tudo o que envolve a internet. Mas ninguém precisa trabalhar sozinho. Por isso, o marketing utiliza muitas vezes das estratégias de publicidade e propaganda para ajudar nas divulgações e campanhas de uma marca, tanto online quanto offline.

Publicidade e propaganda servem para vender, certo?

A propaganda tem o papel de comunicar e, como o próprio nome diz, de propagar, divulgar. Tudo isso nos canais certos para que o mercado conheça seu serviço ou produto e, é claro, gere vendas. A propaganda transmite a mensagem e define as melhores ações para chegar a cada público. Ou seja, se o marketing ativa o seu posicionamento, a publicidade ajuda a comunicá-lo para o mercado. 

Seja por meio de mídias tradicionais ou por ações mais específicas, as campanhas publicitárias pretendem garantir que haja consistência entre a imagem da marca e suas ações. Então, antes de propagar suas ideias, é melhor garantir que sua estratégia de marca esteja passando a mensagem certa. Como? Por meio do Branding.

E o Branding? Como cria marcas de valor?

O Branding, ou se preferir, a gestão de marcas, lida com tudo aquilo que transmite a visão,  os valores e a personalidade do seu negócio, para que o público os reconheça e os associe à sua marca. Ele está diretamente envolvido com a sua estratégia competitiva. Em outras palavras: o posicionamento da marca deve refletir as características e aspirações do negócio.

Por isso, investir em Branding é investir em quem você quer ser e em como você quer ser visto. 

O desafio é percorrer este trajeto. Por isso, o trabalho é feito após uma intensa análise dentro e fora da empresa, para agregar valor à sua marca e torná-la mais conhecida. Lembra do sistema de identificação? O Branding é quem faz com que seus consumidores ou clientes desejem e lembrem de você na hora da escolha. 

Por isso, antes de qualquer tipo de divulgação, é importante entender como a sua marca reflete o seu negócio, o que motiva o seu público e como fazer para entregar o que ele quer. Isso significa que, para garantir uma boa comunicação, é preciso ter uma marca forte e um posicionamento bem definido.

Quer entender melhor sobre Gestão de marcas? Acesse o artigo.A importância do posicionamento de marca em tempos de crise‘. 

Ainda tem dúvidas?
Deixe aqui o seu comentário que a gente reponde.